Seleção e Implementação de Sistemas

O trabalho de seleção de sistemas conduzido pela eVOLVE tem 3 objetivos fundamentais:

  • Encontrar a aplicação mais adequada à organização, considerando: seus requisitos funcionais, seus processos atuais e a cultura organizacional;
  • Evitar a substituição de todos os processos atuais da organização para adoção dos processos do sistema a ser implantado;
  • Reduzir os custos customização do novo sistema.

O trabalho da eVOLVE consistirá em um levantamento, através de entrevistas com os colaboradores, buscando compreender e mapear todas as atividades desde seu nível mais abstrato (gestão) ao nível de execução. Durante essas entrevistas um Consultor irá entender junto ao usuário quais são as atividades que poderiam ser suportadas pelo sistema e quais os principais GAPS (oportunidades e problemas) nos processos atuais.

No segundo momento temos a Metodologia de Seleção para Aplicação, que busca mitigar os riscos financeiros e operacionais do projeto. As fronteiras das aplicações, os impactos de ordem operacional devido a mudança de processos e educação no uso, aspectos de integração para ganhos de produtividade e agilidade são alguns dos itens a serem citados.

Uma Metodologia de Seleção deve observar não só os aspectos de utilização, muitas vezes supervalorizadas pelos usuários finais, bem como aspectos técnicos de integração frente a estratégia atual e futura do negócio.

O produto desse Trabalho deve nos garantir a composição de 2 Documentos fundamentais: RFI (Request for Information) e Documento RFP (Request for Purpose). O RFI nos garante capacidade de entrega, referências de clientes no uso da aplicação fornecida, metodologia de implementação, equipe de implementação e outros aspectos voltados a capacidade de entrega do fornecedor.

A partir disso a eVOLVE irá conduzir junto a sua organização todo o processo de seleção de fornecedores, qualificação e tomada de decisão.