O que a Arquitetura Corporativa tem a ver com Você? Ep. 06 – Bruna Bettine

Conta um pouco pra gente sobre como começou sua carreira até que você chegou à arquitetura corporativa?

        Minha carreira em processos iniciou há aproximadamente 10 anos e o meu primeiro contato com arquitetura corporativa foi há aproximadamente 6 anos quando atuei como consultora na Evolve Gestão Empresarial. Após trabalhar pela primeira vez com arquitetura é muito difícil pensar em como trabalhar sem a visão holística que ela proporciona para nós arquitetos e consequentemente para toda a organização.

Qual sua maior conquista utilizando a arquitetura corporativa?

        A maior conquista foi poder implementar a Arquitetura Corporativa na organização e ver que com o passar o do tempo as áreas de negócio não só estavam consumindo as informações como também contribuindo de forma ativa em sua construção. Perceberam o valor gerado ao relacionar processos, tecnologia, dados e aplicações de forma prática. Claro que, para isso foi necessário uma mudança cultural na organização e sabemos que isso não acontece do dia para a noite, requer muito engajamento, esforço e resiliência em todos os stakeholders impactados direta ou indiretamente pela mudança na organização. Vivenciar e aprender em todas as etapas desta evolução foi e ainda é muito gratificante pessoal e profissionalmente.

Como você acredita que será a arquitetura corporativa em 5 anos?

        Acredito que o tempo é muito relativo ainda mais depois que vivemos mudanças tão radicais em nossas vidas em questões de meses nos últimos tempos. A arquitetura corporativa nos propicia, através de seus domínios, estruturar de forma rápida e mais assertiva visões estratégicas que auxiliam na tomada de decisão. As empresas precisam estar cada vez mais preparadas para responder e se adaptar as mudanças de forma eficiente e eficaz. Uma vez que a arquitetura seja um meio de viabilizar essas mudanças, acredito que ela estará cada vez mais presente em nossas organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *