O que a Arquitetura Corporativa tem a ver com Você? Ep. 03 – Fabrício Vieira

Conta um pouco pra gente sobre como começou sua carreira até que você chegou à arquitetura corporativa?

        Minha carreira sempre foi focada na área de mapeamento e modelagem de processos, ao longo dos anos eu vivenciei a evolução desse tema, desde a fase de Organização e Métodos até a Gestão por Processos. Porém, ao longo dos anos, percebi que as empresas têm interesse em conhecer e fazer a gestão dos seus processos, mas não enxergam valor nessa matéria, nem como ela pode agregar valor para o negócio. Já tive a oportunidade de estruturar áreas dedicadas a processos em várias empresas, e em um momento de crise, essa área é a primeira a ser cortada. Foi então que em 2016, surgiu uma oportunidade para atuar como consultor de processos, porém o mapeamento tinha uma visão diferenciada e o trabalho era suportado por uma ferramenta que não era exclusiva de modelagem de processos, foi nesse momento que descobri a Arquitetura Corporativa.
        As respostas que eu não tinha com o mapeamento de processos, a interação entre processos, a visão do todo e principalmente o valor agregado ao resultado ficaram claros através da Arquitetura Corporativa. A partir desse momento, mudei meu foco e busquei ampliar meu conhecimento sobre o tema, inclusive me certificando em TOGAF.

Qual sua maior conquista utilizando a arquitetura corporativa?

        Tive muitas oportunidades em minha carreira profissional, mas sempre faltava algo, aquela vontade de fazer a diferença e ter seu trabalho reconhecido, pois bem, minha grande oportunidade profissional veio através da Arquitetura Corporativa, eu abracei esse tema, busquei o conhecimento necessário e tive meu trabalho reconhecido. Reconhecido ao ponto de ser convidado a me tornar sócio em uma consultoria especializada em Arquitetura Corporativa.Mesmo sendo uma mudança, de certa forma radical, pois quando estamos do outro lado da mesa, é necessário mudar a forma de pensar e as atitudes, mas foi a decisão mais acertada e minha grande conquista como profissional.

Como você acredita que será a arquitetura corporativa em 5 anos?

     O cenário de negócio está cada vez mais dinâmico, vivemos uma evolução constante da tecnologia, das estratégias e do consumo e as empresas precisam se reinventar a todo momento. A Arquitetura Corporativa, nos permite ter uma visão holística, nos permite tomar decisões mais consistentes, desenvolver novas capacidades para atender as demandas do mercado e vejo isso como um grande diferencial para os próximos anos. O momento atual, por conta da pandemia, nos fez refletir e muitas empresas tiveram que se ajustar a uma nova realidade e principalmente, começar a entender e conhecer suas estruturas, sua atitude perante a um cenário adverso e muitas delas perceberam que não estavam preparadas, e não tinham o conhecimento do todo para tomar uma decisão, decisão que precisava ser muita rápida. Eu vejo a Arquitetura Corporativa nos próximos anos como o grande diferencial para que as empresas estejam preparadas para situações que fogem da normalidade (ou do novo normal), mas principalmente, preparadas para ajustar o rumo e tomar decisões com base em dados mais estruturados, garantindo com isso a continuidade do negócio e sua evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *