O Conceito RFV

Você já ouviu falar do Conceito RFV?

Saiba que ele pode ser de grande ajuda no processo de entendimento do comportamento de compra do seu cliente e assim orientar todas as suas ações de marketing e comerciais

midiadigitalO Conceito RFV, visto em algumas literaturas também como RFM, pode ser traduzido em Recência, Frequência e Valor monetário do cliente, ou seja, quanto tempo se passou desde a última compra, qual a periodicidade e qual o ticket médico de cada transação. A partir desses conceitos, será possível classificar seus clientes com base em um critério escalar. No qual, aqueles com maiores notas possuem um maior ciclo de vida dentro de sua organização.

É possível inferir assim, que os clientes com alta pontuação a partir dos critérios RFV também apresentarão um alto CLTD (Customer Life Time Duration) e são,assim, mais propícios a manter o vínculo empresarial e gerarem maior rentabilidade.

O grande desafio desta metodologia é criar uma base histórica suficiente para que possam ser utilizados conceitos estatísticos, como a clusterização e a segmentação de base em geral, o que demanda que a empresa tenha ou desenvolva uma gestão de clientes concisa, através, por exemplo, de um CRM.

A partir o acompanhamento do Ciclo de Vida do cliente será possível definir:

  • Qual o perfil de cada grupo de consumidor e como ele se comporta em relação ao RFV;
  • Quais grupos de fato produzem rentabilidade para a organização;
  • Qual a estratégia de marketing assertiva para cada grupo.

É importante destacar que tal segmentação poderá futuramente gerar não só dados para tomada de decisão referente à primeira abordagem, mas também oferecerá ferramentas para modelagem de todo Momento de Verdade, aumentando ainda mais a satisfação de seus cliente!

segmentaçao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *