Intuição & Planejamento

JSJ_EducationNesses últimos 5 anos tenho tido a oportunidade de conviver com vários empreendedores de pequenas e médias empresas, onde tenho percebido que sua grande vantagem competitiva é declaradamente a sua Intuição. Não é assim que ele se justifica, mas fica evidenciado pela ausência de um modelo lógico, ou quando eventualmente questionado os motivos de suas decisões. Apreendi a respeitar muitos esses profissionais, principalmente pela eficácia do “método”. Por mais que meu pensamento cartesiano exija algumas explicações, não posso negar que é uma modelo de administração que funciona e dá excelentes resultados.

Como qualquer modelo, ele traz 2 pontos de atenção. A Liderança e a Comunicação empresarial. Já conheci várias organizações que utilizavam esse modelo e na ausência do “Líder Supremo“, é tomada pelo caos. O outro ponto de atenção é  como comunicar as ações para baixo da pirâmide organizacional. Este é um grande desafio a ser vencido quando a gestão de empresa é fortemente intuitiva. A incapacidade muitas vezes presentes de compilar e transformar essas decisões intuitivas em modelos e planos de ações racionais deixa toda a organização confusa e insegura. Ninguém entende as relações de causa e efeito, e muitas vezes “travam”. Afinal nada mais verdadeiro que a expressão: “Aquilo que não podemos descrever não podemos criar!”, concorda?

É nesse ponto que acredito que a Arquitetura Empresarial por ser útil, afinal ela tem como missão criar uma visão de algo a ser compartilhado através de descrições e estruturas para que todos envolvidos possam produzir a obra dentro da sua perspectiva.

É nisso que tenho acreditado e investido nesses últimos anos. O tempo e as situações do cotidiano confirmam essa necessidade, principalmente quando observamos a grande dificuldade que as organizações tem de implementar suas Estratégias e Planos de Negócio.

Quer conhecer mais sobre Arquitetura Empresarial? Quer entender como pode utiliza-la e colher os benefícios da transparência organizacional? Entre em contato conosco e venha compartilhar dessa experiência que vem Viabilizando Mudanças Positivas em grandes organizações.

Abraços

JSJimenez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *