A Educação nas organizações

A qualificação de um profissional muitas vezes é atribuída a sua formação acadêmica, faculdade, cursos profissionalizantes, entre outros, que o deixa preparado para o mundo corporativo e a competitividade profissional do dia a dia. A grande maioria desses profissionais após adquirirem um diploma ou certificação em determinada área acreditam que não necessitam de mais nenhum conhecimento e que são plenamente capazes de exercer as funções das quais possuem certificações ou trabalham há muitos anos.

Centralizando o assunto para o Brasil temos um grande exemplo desse acontecimento em uma das áreas mais importantes do país, o futebol. O Brasil por muitos anos foi considerado o país do futebol, pelas conquistas do passado e pela paixão do povo podemos dizer que ainda é, mas nos últimos anos, com todas as mudanças do futebol no mundo e com a maior valorização da parte tática ao talento natural do brasileiro, as conquistas foram poucas e a qualidade do futebol apresentado caiu drasticamente. Não exclusivamente, mas podemos dizer que uma das grandes razões para esse declínio do futebol no país é o grande “ego” de quem trabalha com o esporte, e da ilusão de achar que já sabe tudo e que não precisa se reciclar e aprender mais, principalmente técnicos e dirigentes. Claro que, hoje em dia podemos encontrar casos raros de time ou técnico brasileiro que ainda tem sucesso, mas em muitos casos podemos atribuir isso não a competência em si mas a fatores de aleatoriedade como cita o professor de física do instituto de tecnologia da Califórnia, Leonard Mlodinow em seu livro “O Andar do bêbado”, que fez estudos em diversas organizações e até mesmo no esporte e descobriu que existe alguns casos de pessoas de sucesso e de feitos incríveis que são atribuídos a aleatoriedade e não a competência e que as empresas que mais crescem atualmente são as que possuem funcionários que estão sempre dispostos a se reciclar e aprender.

No mundo das corporações, vemos que este problema acontece constantemente em todas as áreas das empresas, gerentes e funcionários se mostram acomodados com suas posições e conhecimento, e de certa forma, muitas das empresas não se movimentam para encontra uma solução. Principalmente hoje em dia que temos a tecnologia como parte do negócio e não mais como suporte, é necessário que todos da empresa estejam em constante aprendizado das novas tecnologias, pois sabemos o quão rápido e constante ela muda. Mas não podemos colocar apenas o TI nesse pacote e sim todas as áreas da empresa precisam que seus funcionários se mantenha atualizados e que venha deles a curiosidade e a vontade de estar sempre aprendendo coisas novas.

Conhecimento novo é sempre bom, mas rever velhos conceitos que aprendemos tempos atrás, quem sabe até mesmo naquela primeira graduação também é algo essencial, pois somos constantemente enganados pela ilusão do conhecimento, conceito apresentado pelos professores de psicologia em Harvard, Christopher Chabris e Daniel Simons no livro “O gorila invisível”, esse estudo aponta que grande porcentagem da população acredita que apenas em ler um livro ou cursar uma faculdade terá um conhecimento profundo sobre o assunto abordado, mas como eles apontam, é necessário constante revisão e interação desses assuntos durante no mínimo dez anos para que uma pessoa consiga o status pleno de conhecimento.

infografico

Algumas empresas começam a tomar conhecimento deste problema e investir em treinamentos para seus funcionários, uma vez por mês ou uma vez por semana dependendo da empresa, outras investem em bibliotecas físicas para seus funcionários terem livre acesso a livros e artigos, fazem convênios com empresas de linguagem e de cursos de diversas áreas, e outras, visando a tecnologia e o atual desenvolvimento de sistemas web, oferecem cursos on-line através de plataformas específicas de EAD onde os alunos são avaliados da mesma maneira que um curso presencial.

É de suma importância para nós da eVOLVE a educação de seus funcionários e clientes, assim como incentiva-los pela busca constante de conhecimento. Para seguir com esse pensamento a eVOLVE há algum tempo desenvolveu um de seus maiores orgulhos como empresa, o Portal eVOLVE Education. O Portal eVOLVE Education se trata de uma plataforma EAD onde disponibilizamos diversos cursos atualmente voltados a gestão empresarial, essa plataforma funciona como qualquer outra que grandes faculdades utilizam para aulas EAD, com grupos de alunos, professores, fóruns de discussão, provas, avaliações e certificados, levando realmente a sério o conhecimento. Atualmente o portal passa por uma reformulação e em breve um portal mais atualizado, com diversos cursos novos e muitas outras novidades estará disponível para todos os nossos parceiros.

Poderíamos criar listas enormes dos benefícios que a leitura e o aprendizado proporcionam para o indivíduo e para as organizações, mas o que deve ser claro para todos é que a busca pelo conhecimento é algo para todas as idades, todas as funções, todas as áreas, todas as pessoas, e que independentemente de quanto sucesso você já tenha atingido no que faz, parar de estudar sempre gera declínio. Nunca deixe de buscar conhecimento, sempre questione, lembre-se de que o que fez o ser humano chegar até aqui foi a sua grande curiosidade e se quiser iniciar essa busca pelo conhecimento, o eVOLVE Education pode ajuda-lo.

Livros Citados:

O Andar do Bêbado – Como o Acaso Determina Nossas Vidas – Leonard Mlodinow – 2011

O Gorila Invisível – e Outros Equívocos da Intuição – Christopher Chabris; Daniel Simons – 2011

One Comment

  1. JSJimenez on

    Excelente texto! Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *