A Arte de Descomplicar

Quando tratamos de Projetos são inúmeras as metodologias disponíveis para planejamento, execução e gestão, mas muitas vezes o maior desafio de um projeto permanece: o engajamento.

Não é difícil entender a razão da falta de engajamento quando vemos um Plano de Projeto, entre o índice e a conclusão existem pelo menos 16 etapas: Declaração de Escopo, Orçamento, Plano de Gerenciamento de Custos, de Qualidade.. enfim, só para ter um claro entendimento do projeto perderia-se um dia inteiro e será que ao final haveria a condição de se estabelecer as relações e verificar se há coerência?!

E foi pensando nisso que o professor da FGV, José Finocchio Jr., inspirado no Business Model Generation, criou o Project Model Canvas que utiliza apenas uma tela A1 e alguns post-its para conceber um projeto completo. Toda metodologia é baseada em aspectos da neurociência humana que estabelece a necessidade de simplificar, agrupar informações e de agregar os stakeholders para que ai sim, eles participem do projeto.ProjectModelCanvasA1

A metodologia propõe que equipe e stakeholders passem por 13 etapas em workflow e ao final sejam capazes de integrar os diferentes blocos de informações, resolver eventuais pendências e comunicar o projeto.

Se você sente que sua equipe pouco se engaja nos projetos, que não há objetivos e problemas claros em cada um deles ou ainda que os resultados não tem sido obtidos procure a eVOLVE, através dessa e de outra inúmeras metodologias poderemos te ajudar a conceber e a executar seus projetos com sucesso, afinal, é através deles que se desenvolve a Arquitetura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *