Gestão de Aplicações

Cerca de metade de todos os gastos com TI é em muitos casos completamente desorganizada. Organize seus gastos com TI no QualiWare com o gerenciamento de portfólio de aplicativos.

A Gartner argumenta que apenas 50% dos gastos com TI vêm do departamento de TI, o que significa que cerca de metade de todos os gastos com TI estão, de certa forma, completamente desorganizados. Quase nunca um funcionário trabalho sem o uso da TI, isso simplesmente prova que a TI e a aplicação de TI em empresas modernas é tão integral como qualquer outra parte. Como tal, gerenciar quando e onde as diferentes aplicações são usadas e qual o papel que desempenham é crucial para gerenciar custos e recursos.


O que isso significa para você

Como a TI é tão dinâmica e desempenha um papel crucial em todas as empresas, é impossível gerenciar sem uma ferramenta adequada que responde por todas as aplicações, bem como pelos custos, recursos e interdependências. Isso especialmente apresenta um grande problema quando você precisa acompanhar as mudanças implementadas, futuras e em curso para aplicativos de missão crítica enquanto eles estão em operação.


Como podemos ajudar

Com uma solução de gerenciamento de portfólio de aplicativos no QualiWare, você pode reunir todos os documentos e modelos relacionados ao portfólio de aplicativos em um repositório coerente, onde as interdependências e os custos associados às aplicações se tornam explicitamente aparentes.

Com a QualiWare Enterprise Architecture, você terá acesso a uma vasta gama de objetos e tipos de modelos especificamente relevantes para o gerenciamento de portfólio de aplicativos. Além disso, o módulo Analytics permitirá medir, analisar e apresentar a eficácia de seus sistemas e interdependências de maneira fácil e intuitiva.

O conjunto de Colaboração permitirá que você comunique o portfólio de aplicativos e quaisquer alterações que possam surgir por meio de recursos de reconhecimento e assinatura, acompanhados de um mecanismo de estatísticas integrado para ajudá-lo a acompanhar o quão bem as informações estão sendo comunicadas em toda a organização. Além disso, você pode coletar feedback de toda a organização sob a forma de solicitações de alteração, comentários e classificações estruturadas através do mecanismo de fluxo de trabalho de governança.


 

Avançado

QualiWare permite a delegação de responsabilidades de modelagem dentro do terno de serviço web estendido. A Edição de Objetos Web e o Modelador da Web podem ser usados ​​para, por exemplo, conceder a proprietários de aplicativos específicos a capacidade de modelar visualizações gerais de aplicativos e escrever descrições. Desta forma, você pode permitir que os especialistas da área do domínio forneçam as informações necessárias diretamente no repositório.

 


Mais Sobre Gestão de Aplicações

Os sistemas de uma organização podem variar muito em volume e complexidade, dependendo da organização em questão, porém a complexidade de gerir as aplicações, seus custos de manutenção e suporte e seu atendimento aos processos de negócio é sempre um desafio.

Outro ponto relevante é a garantia da disponibilidade das aplicações. Em um cenário cada vez mais complexo, seja pelos seus componentes, seja pelas suas integrações e/ou pela plataforma tecnológica, é necessário reagir com precisão aos sinistros do dia a dia, e para tal dominar essa arquitetura se faz necessário.

O Ciclo de Vida das Aplicações é outro ponto importante quando pensamos na disponibilidade e gestão das aplicações. Considerando um ecossistema cada vez mais complexo entre as empresas que fornecem o Licenciamento, Manutenção e Suporte, é necessário planejar momentos de quando as aplicações e seus componentes precisam ser atualizados e/ou substituídos por sua obsolescência ou por falta de uso das áreas.

Finalmente e não menos importante é identificar quem, onde e o quanto das Aplicação são consumidas pelas Áreas de Negócio.  Em um cenário de grande inter-relacionamento entre aplicações, componentes e funcionalidades, é importante identificar o nível de uso e adequação da aplicação para o negócio. É comum encontramos aplicações que são mantidas pela TI, mas que deixaram ser utilizadas e foram substituídas pelas áreas por falta de adequação, entendimento e/ou outro motivo pela área de negócio.

Poder responder quais e quanto das aplicações são utilizadas pelo negócio e uma informação gerencial muito importante e o QualiWare fornece uma solução para que todos esses questionamentos possam ser respondidos em totalidade.

 
 

Exemplos no QualiWare