10 Princípios da Arquitetura Empresarial

Recentemente lendo uma matéria da IBM me deparei com um um texto falando sobre os Princípios da Arquitetura Empresarial. Creio que eles nos ajudam a tomar nossas decisões em situação de indecisão e impasse e por isso compartilhamos com voces. Boa Leitura!

Princip01As decisões de gerenciamento de informações são sempre tomadas sob a perspectiva do alinhamento de negócios, para gerar o máximo benefício para a empresa como um todo.


Princip02
As decisões estratégicas das soluções devem sempre buscar maximizar os benefícios gerados para os negócios com o menor risco e menores custos.

Princip03
As atividades corporativas devem ser mantidas, a despeito das interrupções do sistema.

Princip04
Os processos de gerenciamento de informações corporativos devem estar de acordo com todas as políticas e regulamentos internos aplicáveis.

Princip05
As atividades de TI devem estar sempre alinhadas com as melhores práticas do mercado em relação a controle, processamento e gerenciamento.

Princip06
As informações são um ativo valioso para a empresa e são gerenciadas com base nesse conceito.

Princip07
Os usuários têm acesso às informações necessárias para o desempenho de suas respectivas tarefas. Portanto, as informações são compartilhadas entre diferentes áreas e cargos corporativos, dependendo dos níveis de segurança estabelecidos para esse conjunto particular de informações.

Princip08
As informações estão acessíveis para que os usuários realizem suas respectivas tarefas.

Princip09
As informações são protegidas com base na integridade, disponibilidade, confidencialidade, incontestabilidade e autenticidade. Cada informação é submetida a uma avaliação de segurança com base nesses cinco fatores. A rastreabilidade de segurança inclui a concepção e aplicação adequadas do sistema de auditoria e das ferramentas de monitoramento.

Princip10
Os aplicativos não dependem de opções tecnológicas específicas e, portanto, podem funcionar em diferentes plataformas tecnológicas. A arquitetura de TI deve ser planejada para reduzir o impacto das mudanças tecnológicas nos negócios.

One Comment

  1. Ediclei Conceição on

    Pode se dizer quer uma folha é nada mais do que uma folha.
    Mais então porque ela lhá exister ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *